Perdendo o medo de viajar com a Worldpackers

O seu sonho é ter uma experiência fora do país, mas você tem medo? Então você precisa conhecer a Worldpackers, uma plataforma brasileira de viagem com foco em experiências de voluntariado. Através dela, você pode se conectar com anfitriões do mundo inteiro, e encontrar oportunidades em que você troca as suas habilidades por hospedagem. Seja para reduzir os custos da sua viagem, ter uma imersão na cultural local ou simplesmente fazer um intercâmbio. Você encontra tudo isso no site deles! São hostels, pousadas, ONGs, comunidades e projetos ecológicos em mais de 100 países onde você pode ajudar em troca de hospedagem e alimentação.

Como funciona a Worldpackers

“Viagens mudam pessoas. Pessoas mudam o mundo”. Esse é o slogan da Worldpackers, que traduz a essência da empresa e o principal objetivo deles, que é proporcionar experiências transformadoras através de viagens. Diferente de quando você fecha um pacote através de uma agência, a Worldpackers te garante uma experiência autêntica: de que outra forma você seria recebido por locais, de maneira segura e divertida? Com as vagas de voluntariado oferecidas por eles, é possível criar uma conexão com comunidades locais e desenvolver habilidades na prática como aprender a cozinhar, surfar ou até ensinar inglês para crianças. É uma excelente oportunidade para se abrir para outras realidades de vida, novas culturas e praticar o altruísmo.

Dentro do site, existe um sistema de avaliação: todos os anfitriões e viajantes podem comentar e avaliar as suas experiências, tornando tudo muito transparente e seguro. Para ter acesso às oportunidades, você deve se tornar membro, com pacotes que variam de 39 a 99 dólares ao ano ou 29 a 89 dólares com o meu código de desconto MIALVES. Veja alguns exemplos de vagas que você pode se candidatar:

Lá dentro, tudo funciona de maneira colaborativaa plataforma é feita por viajantes do mundo inteiro e por experts no assunto. São mais de 2 milhões de pessoas de 195 países compartilhando relatos todos os dias através das avaliações das suas experiências e de conteúdos variados em forma de artigos e vídeos. Você vai encontrar roteiros de viagem, tutoriais para arrumar a mochila, estratégias para aprender um novo idioma, e muito mais.

A Worldpackers ainda conta com uma equipe de suporte para tirar as suas dúvidas antes, durante e depois da sua viagem. Se, por qualquer razão, o anfitrião não respeitar o que foi combinado previamente (a contar da data de chegada), você pode acionar o Seguro Worldpackers, no qual a plataforma te ajuda a encontrar outro anfitrião nas proximidades para que você possa trocar suas habilidades por hospedagem. Caso não seja possível realocá-lo, você terá até 3 noites de hospedagem pagas em outro hostel, em um quarto compartilhado, previamente selecionado na mesma cidade.

Se o seu sonho é ter uma experiência no exterior, mas você tem medo, nada melhor do que conversar com pessoas que já fizeram isso ou que são experts no assunto. Dentro da plataforma, além de poder conversar com os viajantes através de mensagens privadas, você pode navegar nas dicas da comunidade em sessões organizadas por tópicos, como Primeira Viagem ou Viajar Sozinho. Também existe um guia colaborativo para mulheres que desejam viajar sozinhas, onde você vai encontrar relatos inspiradores escritos por mulheres que utilizaram a plataforma Worldpackers dando dicas práticas sobre os lugares mais seguros para viagens solo ou incentivando mais mulheres a se lançar em uma aventura.

Sabemos que uma viagem para o exterior pode parecer distante nesse momento, com a situação da pandemia e o aumento do dólar. Uma boa dica é viajar pelo Brasil, para ter uma experiência de voluntariado e fazer um teste, sentir se esse tipo de viagem faz sentido para o que você está buscando. Também é uma boa maneira de perder o medo e se lançar em novas aventuras, entrar em contato com outros viajantes e ampliar os horizontes. Existem milhares de oportunidades incríveis na Worldpackers que são dentro do Brasil, e podem ser o gatilho para a sua próxima viagem para o exterior.

Viajar sozinha é pra mim?

Mesmo vendo o exemplo de muitas mulheres desbravando o mundo sozinhas, você pode pensar que isso não é para você. É normal sentir medo antes de cogitar um mochilão ou até mesmo fazer um intercâmbio sozinho, principalmente para nós, mulheres. Comentários como o famoso  “mas você vai sozinha?” ajudam a reforçar o nosso medo e alguns preconceitos. Não deixe isso se tornar um impeditivo, pois as recompensas de uma viagem solo são maiores do que qualquer medo que possamos ter. Existem inúmeras formas de se preparar, e você pode encontrá-las com a ajuda de outros viajantes.

Entre os principais medos de viajar, o campeão entre mulheres está relacionado à segurança pessoal. Repetidas vezes, esse medo nem é nosso, mas de outras pessoas. Geralmente vem de pessoas que não estão acostumadas a viajar, e acabam passando o medo que elas sentem para você. Por isso, reflita sobre o quanto é real esse receio que está dentro de você em torno de uma viagem. Quantos desses medos são seus? 

Procure conversar com pessoas com os mesmos interesses que você, e que vão te incentivar de alguma forma. Busque se informar sobre o país para onde você quer viajar, pesquise no Google, leia livros e converse com outros viajantes. Ao entender um pouco da cultura e dos costumes de outros povos, você já vai estar mais preparado e menos propenso a passar por dificuldades. Esses conhecimentos vão te dar confiança para chegar em lugar desconhecido e explorar. 

A Jéssica, viajante da comunidade da Worldpackers, fala um pouco sobre isso em um dos artigos que publicou pela plataforma contando sobre a sua viagem solo para a Europa. Ela conta que teve uma experiência positiva, depois de entender aspectos da cultura e se planejar bem, o que a ajudou a se sentir mais segura. Além disso, ela ensina diversas estratégias para programar a sua viagem e também conta o quanto esse movimento começar a viajar sozinha a transformou.

Outro medo comum de quem nunca viajou sozinho é sobre não falar o idioma local. É claro que as coisas vão ser menos complicadas se você souber falar algumas palavras básicas, mas não pense que você precisar ter um inglês perfeito para ir para os Estados Unidos, por exemplo. A aprendizagem de um novo idioma pode ser, inclusive, um motivador para iniciar a sua viagem e entrar em contato com uma cultura diferente. Quando você chegar no destino, vai perceber que ninguém se importa com o seu sotaque e com os erros cometidos. Pode ser muito mais divertido aprender inglês saindo com a galera, surfando ou organizando eventos do que em uma escola!

A Worldpackers Academy

Uma ferramenta que você pode utilizar para te auxiliar a lidar com o medo e a preparação da viagem é a Worldpackers Academy. Esse é um dos planos existentes dentro da plataforma, que oferece mais de 500 aulas produzidas por viajantes experts e criadores de conteúdo do mundo das viagens. Com vídeos curtos e direto ao ponto, você vai se inspirar e desenvolver novas habilidades que podem te auxiliar na perda do medo e abrir caminhos para novas experiências. 

Quem tem medo costuma colocar muitos obstáculos no caminho. Por exemplo, dizer que não tem dinheiro para viajar, que é perigoso, que viajar em casal não dá certo. Com os cursos da Academy, vários perfis diferentes de viajantes vão quebrar todos mitos em torno de viagens, e te dar dicas práticas do que fazer para se jogar na estrada.

Esses cursos servem tanto para uma pessoa que quer empreender viajando, quanto para alguém que quer planejar uma viagem e não sabe por onde começar. São mais de 50 horas de aulas disponíveis, com conteúdos variados que te ensinam desde aprender um novo idioma até como construir um negócio próprio de viagens. Dentre as mulheres que produzem conteúdos, estão a Mary Teles do Vida Mochileira, a Luisa Ferreira, do Janelas Abertas e eu! Toda semana, a plataforma é alimentada com conteúdos novos e exclusivos. E você pode aproveitar todas as primeiras aulas de cada curso de graça!

O meu curso foi lançado recentemente e trata-se de 5 aulas para te ajudar a criar o roteiro de viagem perfeito.  – Nesse curso você irá aprender a fazer um roteiro de viagem do zero, desde a escolha do destino até colocando tudo em prática em uma planilha completa que irá te guiar durante todo o planejamento!

Alguns exemplos de outros cursos e conteúdos que você encontra por lá:

Como planejar um mochilão para qualquer lugar do mundo – Nesse curso, Bruno Veloso da Duckpackers, ensina a organizar um roteiro, fazer planejamento financeiro e encontrar as melhores promoções de passagens para tirar a sua viagem do papel.

Como superar os medos relacionados a viagens – Curso elaborado pela comunidade de viajantes, em que várias mulheres falam sobre diferentes medos como não saber falar o idioma local e a segurança de transitar em outros países.

Como aprender um idioma através da imersão cultural – Viajantes ensinam métodos para você se desenvolver e se aperfeiçoar em um novo idioma sem precisar entrar em uma sala de aula.

Viagens e Empoderamento Feminino – Conheça a história de algumas mulheres e a sua jornada pessoal utilizando viagens para se desenvolver.

Como criar e monetizar um blog de viagens – Nesse curso, a autora Luisa Ferreira do blog Janelas Abertas, ensina um passo a passo para criar um blog de viagens e alcançar independência financeira através dele.

Como viajar e trabalhar através do seu Instagram – Mary Teles do Vida Mochileira ensina a transformar o seu Instagram na sua principal fonte de renda.

Conheça os planos da Worldpackers

Se interessou por fazer uma experiência de voluntariado? Então dá uma olhada nos planos oferecidos por eles, de acordo com o seu momento. Você encontra informações mais detalhadas no site. Para todos os pacotes, você pode utilizar o meu código de desconto MIALVES.

WP Academy
Valor: US$ 39,60 / R$ 232,80

Está começando a planejar a sua viagem e quer perder o medo com a Worldpackers? Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, além de poder entrar em contato com outros viajantes da comunidade. Válido por 6 meses.

WP Trips
Valor: US$ 49 / R$ 288,06

Já está com a mochila pronta para viajar? Então use esse plano, e candidate-se para as vagas de voluntariado e converse com os anfitriões. Válido por 1 ano e 6 meses.

WP Pack
Valor: US$ 99 / R$ 582

Nesse plano, além de poder acessar todo o conteúdo da Academy, você também têm acesso às vagas de voluntariado e pode entrar em contato com os anfitriões. Válido por 1 ano e 6 meses.

Minha dica: se inscreva no Academy para aprender a planejar o seu roteiro, a criar novas habilidades e entender mais desse mundo de viagens (Pagando U$29,00 com o meu código), e antes dos 6 meses de plataforma de curso acabarem, você faz um upgrade para o WP Trips pagando apenas a diferença de U$9.60. Assim, você terá acesso à plataforma por 1 ano e meio para escolher e fazer vários trabalhos voluntários pelo mundo!

Comments

comments