5 passos para Planejar um Intercâmbio!

Depois do #festivaldointercambio que rolou no meu Instagram (@mialvess) na semana passada, onde eu falei sobre vários destinos e diferentes intercâmbios que você pode fazer, achei que seria legal trazer algumas dicas sobre como começar a planejar essa experiência no exterior, então vamos lá:

1º Passo: Escolher o seu Objetivo
É aprender um novo idioma? É melhorar o idioma que você já vêm aprendendo? Estudar pra algum exame de proficiência? Trabalhar enquanto estuda? Pense sobre isso!

2º Passo: Escolha o seu Destino:
O próximo passo é, levando em consideração o seu objetivo, escolher qual é o melhor destino para você coloca-lo em prática. Por exemplo: Se for estudar e trabalhar, países como Austrália, Nova Zelândia e Irlanda te dão essa opção. Já se for para aprender um idioma por pouco tempo, as opções são muitas e aí você pode levar também em consideração o clima, o seu estilo de vida, e o que quer visitar durante esse período.

3º Passo: Fazer muitos Orçamentos:
Agora que você já sabe o que quer fazer e pra onde quer ir, é hora de começar a fazer vários orçamentos com diferentes agências de intercâmbio. Eu sempre indico pesquisar bastante sobre a agência, ver se ela tem o selo Belta, sua nota no Reclame Aqui, há quanto tempo está no mercado…Reunindo esses orçamentos você terá uma noção de quanto custará o seu intercâmbio, e pode optar pela agência e valor que te agradar mais.

4º Passo: Planejamento Financeiro:
Agora que você já sabe quanto precisará investir, é hora de começar a colocar dentro da sua rotina e planejamento financeiro, a ideia do intercâmbio. Coloca-lo como prioridade vai fazer com que você pense duas vezes antes que gastar dinheiro com alguma outra coisa que te tire do seu foco. Guarde um valor por mês, tente fazer algum freela na sua área, etc. É normal levar um ano, dois, até 3 anos para planejar um intercâmbio, mas o bacana é saber que uma hora ele vai chegar, e vai ser uma das melhores experiências de toda a sua vida! 

5º Passo: Muuita Pesquisa:
Pode levar tempo até você reunir toda a grana do intercâmbio, e tá tudo bem! Enquanto isso, pesquise ao máximo sobre o seu destino, escola que irá estudar, passeios que você poderá fazer…essa é uma das etapas mais gostosas. Assista vídeos no Youtube, siga perfis de intercambistas no Instagram, leia blogs, e vá criando listas e planilhas com todas essas informações!

Falando em planilhas, criei uma PLANILHA DO INTERCÂMBIO para te ajudar a se organizar durante todo o planejamento. É só clicar nesse link aqui e fazer uma cópia da planilha para o seu computador. Espero que te ajude!

Ah, e quer mais? Se você já decidiu que quer fazer o Intercâmbio de nove meses na Irlanda para trabalhar e estudar, minha amiga Manuela (@fernandesmanu) criou essa planilha aqui, específica para os intercambistas que irão pra lá! 

Seguindo esse passo a passo não tem erro! Aproveite esse período para ir pesquisando e fazendo vários orçamentos diferentes. Assim, quando tudo estiver estável, você poderá colocar o seu plano em prática e realizar esse sonho! Estou torcendo por você.

Até mais!

Comments

comments