VIAGEM

Passo a passo para tirar o Passaporte!

Talvez você precise emitir um segundo passaporte como eu, ou talvez você nunca tenha emitido um passaporte antes. A gente sabe que é com o passaporte que conseguimos viajar para outros países (que não sejam da América do Sul, já que por aqui da pra viajar só com a identidade), e que ele costuma ter uma validade de dez anos.

O governo federal anunciou recentemente as mudanças no sistema de solicitação do passaporte. Não será mais preciso levar quitação de serviço militar, quitação eleitoral nem comprovante de recolhimento de taxas. A assessoria da Polícia Federal (PF) informa que a ferramenta online para pedir o documento ainda está passando por ajustes, e não dá uma data para que as mudanças ocorram. A PF recomenda que as pessoas que têm agendamento marcado para fazer o documento nos próximos dias continuem levando as quitações (do serviço militar e eleitoral) e o comprovante de pagamento da taxa.

Foi o que aconteceu comigo, solicitei meu segundo passaporte e levei tooodos aqueles documentos que eram necessários anteriormente, mas só precisei mostrar minha Identidade. A moça lá me disse que as vezes o sistema pede algum dado específico, justamente por ele não estar ajustado e terminado ainda, portanto eu acho importante levar os documentos mesmo assim, pelo menos por enquanto.

Depois que o sistema tiver pronto, e sabe se lá Deus quanto tempo isso vai demorar, os documentos necessários para solicitar o passaporte serão apenas identidade e CPF. Além disso, na emissão do documento, será necessário fazer a foto e coletar as impressões digitais.

Para solicitar o seu passaporte você entra neste link aqui, e segue todas as instruções. Após preencher os formulários, você deverá pagar a GRU, ou seja o Guia de Recolhimento da União, no valor de R$257,25 (pelo menos foi esse o valor que eu paguei em Janeiro de 2018 morando em Santa Catarina.

Após a compensação do pagamento (que pode variar de 2 a 3 dias), você deverá agendar o seu atendimento presencial em uma das unidades emissoras de passaporte. Para agendar você clica nesse link aqui.

Depois de ir lá, levar os documentos necessários como já citei nesse post, eu aguardei 3 semanas para ir buscar o meu passaporte. Levei comprovante do pagamento da GRU e Identidade.

Também fiz um vídeo sobre o assunto, confira:

Espero que este post tenha sido útil pra você!

Comments

comments

Michelle

Oii, tudo bem com você? Espero que sim! Me chamo Michelle Alves, tenho 27 anos e sou formada em Publicidade e Propaganda. Sempre me interessei por escrita, arte, fotografia e viagens. Em 2911 eu criei meu primeiro site e em 2014 durante o meu primeiro intercâmbio (Au Pair nos EUA) eu criei o meu canal no Youtube para compartilhar minha vivência em outro país, experiências de intercambista e dicas de como outras mulheres poderiam fazer o mesmo que eu. Voltei ao Brasil em 2015, e ver várias mulheres seguindo meus passos, saindo da zona de conforto e se jogando no mundo como eu fiz, me deu o gás necessário para continuar. Desde 2018 o meu canal no Youtube é o maior no segmento de Intercâmbio! Também amo viajar sozinha, já fiz um mochilão pelo Leste Europeu em 2019, visitei 20 países ao total e ainda quero visitar muitos outros! CONTATO COMERCIAL: contato@mialves.com

Recent Posts

Áustria: Sendo Au Pair no país de Mozart

Se você gosta de viajar e já fez, ou quer fazer um intercâmbio mais acessível,…

3 dias ago

Ano Voluntário Social na Alemanha FSJ

Nos últimos anos a Alemanha tem se tornado um destino muito buscado por intercambistas. Paisagens…

1 semana ago

Melhores e mais confiáveis Agências de Intercâmbio em 2021

Hoje eu vou te ajudar na hora de decidir  entre as melhores e confiáveis agências…

3 semanas ago

Cruzeiro curto ou longo – qual escolher?

Tanto no Brasil, quanto em rotas internacionais, há cruzeiros mais curtos (3 ou 4 noites)…

3 semanas ago

Quais são os passos para voltar à normalidade para as viagens de intercâmbio?

Desde março de 2020 começamos a nos adaptar a um vírus invisível aos nossos olhos…

2 meses ago

Nômades digitais: Viver viajando é uma realidade possível

Deixa eu adivinhar: você tem vontade de meter o pé na estrada, mas acha que…

2 meses ago