VIAGEM

Cruzeiro curto ou longo – qual escolher?

Tanto no Brasil, quanto em rotas internacionais, há cruzeiros mais curtos (3 ou 4 noites) e cruzeiros mais longos (a partir de 7 noites). Cada tipo tem suas vantagens e desvantagens, e hoje quero falar um pouco de cada uma delas.

Cruzeiros curtos são ideais para sua primeira viagem de navio. Para quem deseja conhecer essa maneira de viajar, é possível ver o ambiente e como se sente nele. Se não gostar, passará muito rápido e logo estará de volta. E se você gostar (o que ocorre com muita gente), poderá fazer um cruzeiro mais longo numa próxima vez e conhecer outros navios e rotas. 

Para as pessoas que têm dificuldade em se ausentar completamente do trabalho, ou não conseguem tirar férias longas, é uma ótima opção também! O navio estará sempre em alguma cidade e isso favorece a comunicação com os colaboradores, clientes e parceiros de trabalho. Quando se está navegando, dificilmente se tem sinal de celular. Se a parte financeira também for uma dificuldade, opte por um cruzeiro mais curto, pois eles costumam ter preços mais em conta!

Já as rotas mais longas costumam incluir dias de navegação, pois os destinos tendem a ser mais distantes do porto de saída. Para algumas pessoas, dias de navegação significam monotonia ou “perda de tempo”. Para outros, representam descanso e entretenimento. O staff prepara diversas atividades para os passageiros como jogos, gincanas, aulas de dança, atividades físicas em grupo, bingo… E as paisagens em alto mar são únicas! Ver o céu durante a navegação, tanto de dia quanto de noite, é algo maravilhoso! Observar o mar infinito enquanto escuta o barulho das ondas, e assistir um pôr do sol em alto mar são experiências inesquecíveis!  

Para os amantes de compras e jogos, as lojas e o cassino do navio ficam abertos por mais tempo nos dias de navegação! Quando o navio está atracado, esses locais costumam ficar fechados. Nesses dias você também terá mais tempo para aproveitar os bares, restaurantes e demais opções de lazer disponíveis, como parede de escalada, jacuzzi e tobogã. Se o navio for muito grande e você optar por um cruzeiro curto, corre-se o risco de não conseguir realizar todas as atividades que deseja, pois há a possibilidade de encontrar filas nas atrações, e os horários serem limitados. 

E os que não gostam de viajar de avião também procuram cruzeiros para conhecer novos lugares de uma maneira mais confortável e agradável, sem precisar voar. Isso inclui viagens intercontinentais como a travessia Brasil/Europa. Nesses casos, os cruzeiros longos são uma excelente alternativa!! Algumas vezes você poderá encontrar essas viagens de travessia com preços excelentes!

E em cruzeiros com maior duração você acaba se acostumando mais com o local, a cabine, os restaurantes, e também acaba conhecendo melhor a equipe que trabalha no navio: camareiros, garçons, animadores, recepção, instrutores fitness… Dessa forma se sentirá mais à vontade, “em casa”.  Os tripulantes podem te contar histórias de suas experiências a bordo e você aprenderá diversas coisas com eles. 

Em maio foi lançado um livro com algumas dessas histórias, o “Todos a bordo: incríveis histórias vividas pelos tripulantes de cruzeiros”. Eu sou coautora dele! Se quiser saber mais, você encontra maiores informações pelos perfis do Instagram @helogroppo e @todosabordo.livro.

Comments

comments

Michelle

Oii, tudo bem com você? Espero que sim! Me chamo Michelle Alves, tenho 27 anos e sou formada em Publicidade e Propaganda. Sempre me interessei por escrita, arte, fotografia e viagens. Em 2911 eu criei meu primeiro site e em 2014 durante o meu primeiro intercâmbio (Au Pair nos EUA) eu criei o meu canal no Youtube para compartilhar minha vivência em outro país, experiências de intercambista e dicas de como outras mulheres poderiam fazer o mesmo que eu. Voltei ao Brasil em 2015, e ver várias mulheres seguindo meus passos, saindo da zona de conforto e se jogando no mundo como eu fiz, me deu o gás necessário para continuar. Desde 2018 o meu canal no Youtube é o maior no segmento de Intercâmbio! Também amo viajar sozinha, já fiz um mochilão pelo Leste Europeu em 2019, visitei 20 países ao total e ainda quero visitar muitos outros! CONTATO COMERCIAL: contato@mialves.com

Recent Posts

Áustria: Sendo Au Pair no país de Mozart

Se você gosta de viajar e já fez, ou quer fazer um intercâmbio mais acessível,…

1 semana ago

Ano Voluntário Social na Alemanha FSJ

Nos últimos anos a Alemanha tem se tornado um destino muito buscado por intercambistas. Paisagens…

2 semanas ago

Melhores e mais confiáveis Agências de Intercâmbio em 2021

Hoje eu vou te ajudar na hora de decidir  entre as melhores e confiáveis agências…

4 semanas ago

Quais são os passos para voltar à normalidade para as viagens de intercâmbio?

Desde março de 2020 começamos a nos adaptar a um vírus invisível aos nossos olhos…

2 meses ago

Nômades digitais: Viver viajando é uma realidade possível

Deixa eu adivinhar: você tem vontade de meter o pé na estrada, mas acha que…

2 meses ago

Formas de Imigrar para Portugal: Qual é a sua?

Portugal é um daqueles destinos que o Brasil tem inúmeras relações e acordos que facilitam…

3 meses ago