Categories: CruzeiroVIAGEM

Como se preparar para um Cruzeiro Marítimo?

Cruzeiros são uma maneira ótima de viajar! Você irá desfrutar de muito conforto e entretenimento à bordo de um navio, e ainda conhecerá diversos destinos em uma mesma viagem. Famílias que viajam com filhos pequenos têm a vantagem de contar com uma equipe de recreadores que realizam atividades com as crianças em diversos horários. Elas se divertem, e os pais conseguem fazer outras atividades nesses momentos.

Essa é sua primeira vez?

Se você nunca viajou de navio, uma boa opção são os cruzeiros de 3 ou 4 noites. Um roteiro curto é o ideal para você analisar como se sente com o balanço das ondas. Quanto maior for o navio, menos irá balançar. Em algumas rotas o mar costuma ser mais calmo, como no Nordeste brasileiro, por exemplo. Já quem vai para o Sul, especialmente Punta del’Este, vai pegar um mar mais agitado. E pra quem já costuma sentir mal estar em outras viagens, consulte seu médico antes de viajar e peça alguma medicação para você evitar o mareio (sensação de enjoo causada pelo mar).

Escolhendo a Rota:

A escolha da rota pode ser um pouco difícil já que existem tantas opções! No Brasil há lugares incríveis a se visitar: A região de Angra dos Reis é muito linda para se navegar. O mar é bem verde por causa da vegetação das ilhas e a paisagem fica encantadora! Já as viagens para o Nordeste apresentam menor possibilidade de chuvas na época do verão. Nas cidades que possuem porto, o desembarque e embarque são feitos de forma rápida. Já nos locais que não possuem porto, é necessário fazer o transporte de tender (pequenos barcos) do navio até o píer, e esse trajeto demora um pouco mais, além da possibilidade de haver filas no momento em que for sair.

Antes da Viagem:

Informe-se também sobre como será a programação a bordo. É comum as agências de turismo realizarem alguma reunião com os passageiros antes do embarque para dar informações básicas. Elas são importantes para saber detalhes e até para você arrumar sua mala, pois haverá festas temáticas e noite de gala, e esses detalhes são passados pela cia marítima e/ou agência de turismo. Comparecendo a essa reunião você poderá se vestir adequadamente para todos os eventos.

Todos à bordo!

Os horários de chegada e partida dos portos costumam já estar previstos no momento em que reserva seu pacote de cruzeiro. Com isso você conseguirá programar melhor seus passeios em cada local. Em geral, os passageiros devem estar a bordo pelo menos 30 min antes do navio partir.

Há uma equipe de excursões que organiza diversos passeios que saem e retornam para o navio. A vantagem de se reservar com a equipe é o melhor aproveitamento do tempo, especialmente em cidades em que não há porto e o navio fica fundeado. Caso ocorra algum imprevisto e a excursão atrase o retorno, você não terá problemas com perder o navio. Busque o balcão de excursões quando embarcar e informe-se melhor sobre as opções de passeios.

Quanto dinheiro levar?

As compras costumam ser realizadas em dólar na maioria das cias marítimas. As refeições estão inclusas no pacote, mas em alguns navios há restaurantes à la carte e alguns cafés que oferecem refeições pagas à parte. Além de separar uma quantia para excursões e bebidas, lembre-se que há diversas lojas a bordo com ótimos produtos! Muitas vezes fazem promoções de certos artigos e talvez você se interesse em comprar algum perfume, roupa ou relógio.

O spa oferece diversos pacotes e massagens. Se o seu objetivo principal com a viagem for relaxar, essa pode ser uma ótima ideia. Ah, o cassino também pode ser muito divertido! 

E por último, veja tudo o que o navio oferece. No site da cia você encontrará muitas informações e fotos, e também um mapa dos decks do navio. Assim você saberá as opções de restaurantes, bares, piscinas, atividades de lazer e entretenimento. E isso permite que você se planeje para conhecer e vivenciar tudo o que quiser!

Diário de Bordo.

Quando já estiver à bordo, você irá acompanhar detalhes da programação diária no Diário de Bordo, que todos os dias chegará em sua cabine. Nele estarão os horários de chegada e partida, informação sobre fuso horário,
funcionamento dos bares, restaurantes, piscina e academia, e também os horários dos shows e demais atividades realizadas pela equipe de entretenimento.

Espero que essas dicas ajudem você a planejar seu cruzeiro. Aproveite suas férias no mar!

_____________________________________________________________________________________

Heloisa Schievano Groppo – Bailarina e profissional de educação física com uma vontade enorme de viajar e conhecer diferentes lugares! Ao terminar a faculdade, Helô se aventurou para trabalhar em navios de cruzeiro e foi instrutora fitness à bordo e conhecendo vários lugares lindos. Dois anos depois trabalhou por 2 meses na China, dançando em um parque de diversões. “Senti o quão transformador é estar em um local novo, e continuo buscando conhecer novos locais”. Instagram / YouTube

Comments

comments

Colaboradora Mi Alves

Recent Posts

5 motivos para fazer Intercâmbio com Agência

Desde 2015, a Belta – primeira Associação de Agências de Intercâmbio no Brasil, instituiu o…

1 semana ago

Intercâmbio em Brighton, a cidade litorânea mais cool do Reino Unido.

Brighton fica a 1 hora de trem ou 2:30 horas de ônibus saindo do centro…

1 mês ago

Visita à reserva Pataxó em Porto Seguro: Como é a experiência?

Apesar de Porto Seguro ser uma cidade extremamente interessante, cheia de opções de praias, feiras…

1 mês ago

Stipendium Hungaricum: Bolsa para Estudar de graça na Hungria

A Hungria não costuma ser o destino dos sonhos dos jovens que buscam por um…

1 mês ago

Como a Associação Belta ajuda Intercambistas Brasileiros?

Planejar uma viagem de intercâmbio não é uma tarefa fácil. Escola, acomodação, destino, financiamento e…

2 meses ago

Perdendo o medo de viajar com a Worldpackers

O seu sonho é ter uma experiência fora do país, mas você tem medo? Então…

10 meses ago